top of page
ENTREGAR-SE

"DEIXA-TE MODELAR, deixa-te modelar.... tu não sabes o que Deus fará de ti." (S. Teresa)

"Nosso Senhor já várias vezes, me fizera conhecer o quanto era útil para o progresso de uma alma que deseja sua perfeição ENTREGAR-SE sem reserva à conduta do Espírito Santo.
Mas, esta manhã agradou a sua divina Bondade dar-me uma percepção toda particular disto.
Eu me dispunha a começar minha meditação quando ouvi o som de vários sinos que chamavam os fiéis à participação dos divinos mistérios.
Nesse momento, desejei unir-me a todas as Missas que se diziam e para isto dirigi minha intenção a fim de nelas participar.

Vi, então, numa visão geral, todo o universo católico e uma multidão de altares, onde se imolava, ao mesmo tempo, a adorável vítima; o sangue do Cordeiro sem mancha corria em abundância sobre cada um desses altares que me pareciam envolvidos em levíssima fumaça que subia para o céu...
Minha alma estava absorvida e penetrada de um sentimento de amor e gratidão à vista desta satisfação tão abundante que Nosso Senhor oferecia por nós. Mas, também, eu estava muito admirada ao ver que o mundo inteiro não estivesse santificado!...
Perguntei então como podia ser que o Sacrifício da Cruz tendo sido oferecido uma só vez foi suficiente para resgatar todas as almas... e que, renovado tantas vezes, não o fosse para santificar a todas.
Eis a resposta que me pareceu ouvir:
         - O Sacrifício é sem dúvida alguma, suficiente por si mesmo, e o sangue de Jesus Cristo mais que suficiente para a santificação de um milhão            de mundos; mas, faltam às almas a correspondência e a generosidade.
         - Ora, o grande meio de entrar na via da perfeição e da santidade é ENTREGAR-SE AO NOSSO BOM DEUS. Mas, o que é ENTREGAR-SE?
         - Compreendo toda a extensão do sentido desta palavra...

ENTREGAR-SE!...
mas não posso explicá-la. Sei somente que é muito extensa, abraça o presente e o futuro.

ENTREGAR-SE
é mais que dedicar-se;
é mais que dar-se;
é mesmo algo mais que 
abandonar-se a Deus.

ENTREGAR-SE
enfim é morrer para tudo e para si mesma; não mais se ocupar do "eu" a não ser para mantê-lo sempre voltado para Deus.

ENTREGAR-SE
é ainda não mais se buscar em nada, nem para o espiritual nem para o temporal; isto é, não mais procurar satisfação própria mas unicamente o beneplácito divino.

Pintura: Ir. Eliana Vieira Cândido, rc - Direitos Reservados à Congregação N. Sra. do Cenáculo

É preciso acrescentar que

ENTREGAR-SE

é também este espírito de desapego que não se prende a nada, nem às pessoas, nem às coisas, nem ao tempo, nem aos lugares...

É aderir a tudo, aceitar tudo, submeter-se a tudo.

Talvez pensem que isto é bem difícil...
Não se enganem. Nada há tão fácil a fazer e tão suave a praticar.
Tudo consiste em fazer uma vez só um ato generoso dizendo com toda a sinceridade de sua alma: "Meu Deus, quero ser toda vossa, dignai-vos aceitar minha oferta!"
e tudo está dito...
Depois ter cuidado de se manter nesta disposição de alma e de não recuar diante dos pequenos sacrifícios que possam servir a nosso adiantamento na virtude.
Lembrar-se que se entregou.
Peço a Nosso Senhor que dê a inteligência dessa palavra a todas as almas desejosas de lhe agradar e que lhes inspire um meio de santificação tão fácil.

Oh! se se pudesse compreender antecipadamente as doçuras e a paz que se experimentam quando não se faz reserva ao bom Deus!
como ele se comunica à alma que o busca sinceramente que soube ENTREGAR-SE!

Façam a experiência e verão que aí se encontra a verdadeira felicidade que se busca em vão fora disso.

A alma entregue encontrou o paraíso na terra, porque já goza aqui dessa doce paz que faz em parte a felicidade dos eleitos."

Teresa Couderc, fundadora do Cenáculo - domingo, 26 de junho de 1864.

A vinda do Consolador
bottom of page