FRATERNIDADE

"OS LEIGOS QUE, POR VOCAÇÃO, se inscreveram em alguma das associações ou institutos aprovados pela Igreja, esforcem-se por assimilar fielmente as características da espiritualidade que lhes é própria." (Vat.II A.L.4)

A FRATERNIDADE DO CENÁCULO

Irmãos e Irmãs animados por um mesmo espírito estão unidos para além das diferenças e formam um Corpo. Os membros da fraternidade vivem a espiritualidade do Cenáculo segundo sua vocação de leigos.

Eles constituem:

UM GRUPO DE LEIGOS CRISTÃOS

Homens e mulheres, casados ou celibatários que bebem da espiritualidade do Cenáculo a força de viver o Evangelho em um mundo continuamente a caminho, através de engajamentos profissionais, familiares, eclesiais. Toda sua vida se torna oferta ao Pai. 
Que se sentem chamados a viver seu batismo nas realidades do mundo, haurindo nas mesmas fontes que a Congregação do Cenáculo.

UM CORPO

  • onde a espiritualidade de N.S. do Cenáculo se incarna e se vive numa época, numa cultura, num meio de vida, numa Igreja.

  • onde a mesma espiritualidade, a pertença a um mesmo grupo são fundamentos comuns que se exprimem diferentemente segundo as pessoas e os grupo locais,

  • onde os membros vivem em comunhão fraterna, inspirando-se na primeira comunidade cristã na manhã seguinte ao Pentescostes,

  • onde cada um, com toda confiança, partilha sua vida, o que é e o que faz,

  • onde todos se ajudam a estar atentos e a responder aos apelos e às necessidades dos homens e mulheres deste tempo, próximos ou longínquos.

Fraternidade de Belo Horizonte - MG

"Com efeito, o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo."

"Pois, fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só Espírito. O corpo não se compõe de um só membro, mas de muitos."

Cada um é assim estimulado a mudar, a se converter ao quotidiano, a se refontizar; assim fazendo, ele encontra apoio para um melhor serviço da Igreja e dos outros.

 

UM CORPO EM CRESCIMENTO

Onde todos carregam o cuidado do acolhimento e da integração de novos membros.

UM CORPO SOLIDÁRIO E EM COMUNHÃO COM A CONGREGAÇÃO E O GRUPO SECULAR.

Hoje, a primeira assembléia da Igreja nascente, ao redor de Maria, inspira os diversos ramos procedentes da intuição de Teresa Couderc.

A espiritualidade do Cenáculo os une e dá dinamismo às suas respectivas vocações; todos entregues à conduta do Espírito Santo participam da vida da Igreja e da construção do mundo; podem, às vezes, colaborar na mesma missão:

TODOS PARTICIPAM DA VIDA DA IGREJA E DA CONSTRUÇÃO DO MUNDO.

"Considerar como Deus habita nas criaturas...

  Considerar como Deus trabalha e age por minha causa em todas as coisas criadas sobe a face da terra..." (EE. 235-236)

"Desejemos muito o Espírito Santo, onde reina o Espírito de Deus, reina também a santidade." (Me. Teresa, 1863)

 

VIDA DE ORAÇÃO E REFONTIZAÇÃO

A Oração está no centro da espiritualidade do Cenáculo e deve impregnar toda a vida.

Ela dispõe ao acolhimento do Espírito no silêncio e nos acontecimentos.
Tem necessidade de ser alimentada pela:

  • Escuta da palavra de Deusque fortifica a fé, age, transforma cada um, orienta a ação.

  • Eucaristia que está no coração da Igreja e na vida de cada um. A dimensão eucarística se manifeta em toda a existência.

  • A participação na celebração eucarística introduz na oferta do Cristo ao pai pela vida do mundo.

  • A releitura da vida e o acompanhamento espiritual que ajudam a discernir os apelos do Senhor em sua vida quotidiana.

  • Tempos de renovação espiritual que despertam a atenção ao Espírito Santo, para se entregar à sua ação: retiros, tempos fortes...

As reuniões da Fraternidade em Venda Nova, Belo Horizonte acontecem sempre no segundo sábado de cada mês, no horário de 14:30h. Apareça para conhecer mais esse Carisma da Igreja.

 

PARA CONHECER MAIS SOBRE A FRATERNIDADE DO CENÁCULO PROCURE UMA PERTO DE VOCÊ. 

Vinde, Santo Espírito!

SOBRE NÓS

Irmãos e Irmãs animados por um mesmo espírito estão unidos para além das diferenças e formam um Corpo. Os membros da fraternidade vivem a espiritualidade do Cenáculo segundo sua vocação de leigos.
Eles constituem:
UM GRUPO DE LEIGOS CRISTÃOS

LOCALIZAÇÃO

​​Rua Nossa Senhora do Cenáculo, 240 - Venda Nova, Belo Horizonte - MG, 31620-200, Brasil

 

Tel.: ​(31) 3451-5022 / (31) 99243-4031

 

cenaculobh@yahoo.com.br

CONECTE-SE

Visitante Nº:

  • Grey Facebook Icon

© 2017 por Irmãs do Cenáculo. Orgulhosamente criado por Rodrigo Corrêa

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now